domingo, 14 de dezembro de 2008


INSCRIÇÕES PARA O NÚCLEO DE PEDAGOGIA TEATRAL 2009
Em 2009, o projeto de provocação do Núcleo de Pedagogia Teatral da ELT está proposto da seguinte forma:
PLANO PRÉVIO PARA 2009:
“PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO”
Considerando um foco geral no que chamo “Atitude Épica”, possivelmente abordaremos estes princípios a partir dos seguintes tópicos:

A Atitude épica
1. Citação
2. Fábula
3. Ficção
4. Narrativa
5.O rapsôdo
6. A exibição do discurso

POSSÍVEL BIBLIOGRAFIA DO ANO:
BENJAMIN, Walter. O Autor como Produtor. Conferência pronunciada no instituto para o Estudo do Fascismo em 27 de abril de 1934. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras escolhidas, v. I ).
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a Criança, o Brinquedo e a Educação. São Paulo: Editora 34,2002.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Livraria Editora Martins Fontes, 2001.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Editora Hucitec, 2003.
SARRAZAC, Jean-Pierre. O Futuro do Drama. Porto: Campo das Letras – Editores S.A., 2002.
  • Para se increver é necessário postar um comentário ou preencher uma ficha na própria Escola, respondendo as seguintes questões:
    Nome:
    O que cursou na Escola Livre de Teatro? Em que ano?
    Porque está interessando em entrar no Núcleo de Pedagogia Teatral?
    Tem disponibilidade para estagiar? Em que horários?

Há uma leitura prévia para ingresso no núcleo ( nada muito complexo).

LEITURA PRÉVIA PARA INGRESSO NO NÚCLEO:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
ARENDT, Hannah. A crise na educação. in: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
GUÉNOUN, Denis. A Exibição das Palavras – Uma idéia (política) do teatro. Tradução Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.

As entrevistas serão realizadas no dia 21 de janeiro e as inscrições devem ser feitas, até o dia 20 de janeiro. Os textos prévios estarão disponíveis na Escola, para realização de fotocópias.

7 comentários:

Daniela Caielli disse...

Olá
meu nome é Daniela Caielli.
pelo que entendi, escrever um comentário é uma forma de inscrição. Assim, continuo.
Fiz núcleo de rua na ELT de 2005 a 2007.
Participei como coordenadora de oficinas de iniciação teatral como voluntária na casa de cultura Tendal da Lapa e na Fundação CASA. Tenho muita vontade de participar de um grupo de estudos voltados pra prática do ensino teatral. Quero criar caminhos e ampliar minha compreensão sobre o que é paticipar como coordenadora de oficinas de teatro.
Tenho como abrir horários nas manhãs, além de: tardes de terça e quinta / noites de segunda, terça e quarta.
Agradeço a atenção e entrarei em contato por telefone também.
Abraço a todos

Ator_Loko disse...

Olá!!!
Me chamo Diego Chimenes.
Em 2005 entrei na Formação 9 na ELT, mas não cheguei a me formar.Em 2007 atuei em uma leitura dramática como ator no núcleo de narrativas.Em 2008 fiz parte do núcleo de direção,também como ator.Meu interesse pelo núcleo de pedagogia,é de fazer parte de um grupo onde a questão pedagógica no teatro é o foco.Pois tenho interesse em dar aulas e estágiar em grupos e oficinas.Já ajudei em algumas direções teatrais e participei de processos na assitência de direção.Meu maior foco é o da pesquisa teatral como coordenador.Tenho disponibilidade de horário somente no periodo da noite.Mas podendo abrir horários uma vez por semana a tarde.Gostaria de ser informado sobre minha inscrição.Obrigado!

Unknown disse...

Oi
meu nome é Denis Takeuti
Participo como orientador e ator de um grupo de teatro em Santos chamado Opção. Quero aprofundar meus conhecimentos como orientador com objetivo de melhorar as competências na área amadora. Tenho disponibilidade de estagiar em qualquer horário da semana à noite. Nunca participei da ELT. Meu e-mail é dftakeuti@gmail.com
grato

EmbarcAções disse...

Olá,
Meu nome é Cecília Schucman. Fiz a Formação de Ator na F8 e participei de diversos outros Núcleos na ELT. Sou Formada em Pedagogia do Teatro (Instituto de Pedagogia Waldorf -Alemanha) e sou artista orientadora no Projeto Teatro Vocacional, além de orientar outros grupos de teatro.
atualmente também participo de uma Formação em Dramaterapia.
Tenho interesse em continuar movimentando minhas questões em relação a criação no teatro e a formação de indivíduos; as conecções entre arte, cura e educação.
Tenho disponibilidade para estagiar as 2as e 4as feiras pela manhã.
Gostaria de saber a que horas devemos estar na escola no dia 21.
Agradeço desde já pela atenção e aguardo um retorno.
Meu e-mail é : sischucman@yahoo.com.br e meu tel:9160 7868

Kate Bentivoglio disse...

Olá
meu nome é Kate Bentivoglio.
Me formei como atriz no Célia Helena.
Dou aulas de teatro para crianças em uma escola regular e tenho um projeto de mestrado em arte educação. Gostaria de participar do núcleo para me aprofundar e trocar experiências. Posso estagiar a noite todos os dias da semana e de tarde as sextas-feiras. Meu e-mail é katebenti@hotmail.com
Obrigada,
Kate

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Maria
Eu gostari de me inscrever para o Núcleo de Pedagogia. A entrevista será amanhã que horas?
Beijokas
Raquel Serradas